CONFRARIA - Noite de Vinhos Gauchos da Confraria S.J. Rio Preto


No último mês de outubro a Confraria S.J. Rio Preto se reuniu no restaurante Saruê para compartilhar vinhos gaúchos.


O restaurante tem um menu autoral bem legal e oferece várias opções para harmonizar nas noites de rolha livre.
Vale lembrar que essas ocasiões de confraria merecem atenção aos pratos. Os pratos devem ser pensados de acordo com os vinhos para não causar conflito no paladar.


Pratos da noite: A variedade de pratos pede atenção para que não haja interferência no palato com os vinhos.

A noite começou com dois espumantes produzidos pelo método tradicional: Guatambu Blanc de Blanc Extra Brut, da Campanha Gaúcha, e Valmarino & Churchill Extra Brut 2019. 12 e 24 meses de autólise, respectivamente.
Dois ótimos espumantes que impressionam quem não conhece bem nossos borbulhantes.


Passados os brindes começaram os vinhos brancos. O Larentis Gran Reserva Viognier 2021, do Vale dos Vinhedos e o Cave Angelina Domans 1931 Chardonnay 2021,  da IP  Altos Montes, Nova Pádua - Serra Gaúcha. Ambos com passagem por madeira.



Pela segunda vez foi colocado na ordem dos rótulos um vinho laranja que agradou bastante: o Viapiana Exóticos Laranja 2021. Oriundo de  Altos Montes, em Flores da Cunha. Um 100% Gros Manseng que macera por 6 meses e com produção de 3.729 garrafas.


O vinho Don Guerino Le Franc Cabernet Franc 2020 foi o primeiro tinto da confraria. Eleito o melhor Cabernet Franc do ano de 2020, esse vinho é proveniente de Alto Feliz. Tem maturação de 12 meses em carvalho 90% francês e 10% americano, com madeira de primeiro, segundo e terceiro uso.
Em seguida o elegante Terragnolo Gran Reserva Calhaus Merlot 2018. Com Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos, teve produção limitada a 35 barricas que amadureceram o caldo de Merlot e uma pequena parcela de Cabernet Sauvignon por 24 meses.



Outros dois tintos fizeram parte dessa noite espetacular: Um representante da grande safra brasileira, o Gran Fabian 2005, de  Altos Montes, na Serra Gaúcha. Blend de 28% Cabernet Sauvignon, 26% Merlot, 38% Carménère e 8% Ancellotta, com 14 meses em barricas de carvalho francês e americano. 



E o Casa Valduga Gran Villa-Lobos Cabernet Sauvignon 2015. Da D.O. Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, é um 100% Cabernet Sauvignon com passagem por barricas de carvalho francês por 12 meses e mais 18 meses em garrafa.


E para finalizar a noite um delicioso fortificado de Nova Pádua, Fabian Licor de Tannat com 12 meses em barricas de carvalho francês e americano de primeiro uso.


Acompanhe a agenda de eventos KAIOBITT em:

kaiobitt.com

@kaiobitt    


Comentários

Postagens mais visitadas