HARMONIZAÇÃO - Pratos e Vinhos da Tasca do Pois Pois Região de Lisboa

No último dia 29 de agostos, na Tasca do Pois Pois, em São José do Rio Preto, aconteceu a primeira parada da Viagem Enogastronômica de 2024.

Os convidados foram recebidos com couver típico da casa e com espumante Cava, enquanto aguardavam o início do jantar.  A partir da entrada os pratos e vinhos foram cuidadosamente harmonizados pelo chef Armênio Alcântara e pelo sommelier Kaio Bittencourt.

As regiões de Lisboa, Vale do Tejo e Península de Setúbal foram a primeira para da Viagem
 Enogastronômica da Tasca do Pois Pois

O couver oferecido foram os tradicionais panitos dourados com patê de berinjela defumada. Petisco presente nos eventos da Tasca há tempos, mas que dessa vez recebeu um toque de sofisticação e passou a contar também com um pêsto cítrico de laranja.

Para acompanhar esses panitos foi oferecido o espumante Cava Jaumes Serra. Com seu frescor e acidez, equilibrou o força do patê e, ao mesmo tempo, limpou o paladar para as experiências que ainda estavam por vir.

Composto pelas uvas Parrellada, Macabeo e Xarel-lo, esse vinho passa 9 meses com suas leveduras em método tradicional, como exige a legislação para Cava,


Em seguida foram servidas mini morangas assadas com azeite e especiarias, com recheio de camarões e creme de queijo. Prato incrível, com uma enorme gama de sabores e que exigiu um vinho que trouxesse sabores frutados, frescos e  que não brigasse com nenhum dos diferentes elementos da receita.


A solução para essa harmonização foi abrir um gostoso blend do Tejo, o Quinta da Alorna. Com 40% Fernão Pires, 40% Arinto e 20% Sauvignon Blanc. Com seus sabores de abacaxi, maracujá e um cítrico de limonada, proporcionou suavidade para o paladar.


O principal da noite foi bacalhau grelhado com presunto cru, envolto em massa filó e acompanhado de purê de beterraba defumado. Além de visualmente lindo, esse prato é um bálsamo de alegria para o palato. Texturas e sabores se misturam e se completam, compondo uma experiência gastronômica completa.

Para harmonizar essa bomba de sabores, foi escolhido um blend da região de Lisboa, das castas Castelão, Tinta Roriz, Touriga Franca e Touriga Nacional: o Quinta do Chocapalha.

Esse vinho se mostrou ótimo desde o início, mas quando harmonizado com bacalhau, tornou-se um gigante e encantou os convidados. Corpo e textura na medida para acompanhar o peixe e a carne juntos, frutas destacadas para contrapor os ingredientes de sabores marcantes e madeira marcante para acompanhar os elementos defumados.



Para finalizar a noite não poderia faltar um Pastel de Nata, que foi servido junto a um delicioso Moscatel de Setúbal da vinícola Casa Ermelinda Freitas. Vinho fortificado da mais famosa península portuguesa, o moscatel de Setúbal tem na sua doçura e acidez um equilíbrio que encanta quem o experimenta. Harmonizado com o pastel ficou sensacional.


No mês de setembro a parada da Viagem Enogastronômica da Tasca do Pois Pois será na região do Douro.

Acompanhe pelas redes

Instagran @kaiobitt

Instagran @atascadopoispois

kaiobitt.com





Comentários

Postagens mais visitadas